Influência dos Exercícios Respiratórios Direcionados a Readequação do Complexo Toracopulmonar (rctp) na Saturação de Oxigênio dos Pacientes Portadores de Dpoc Muito Grave - Relato de Casos

Por: Antônio Fernando Brunetto, Elaine Paulin, Joyce Lino Alvares e Sandra Mara Berticelli.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.6 - n.1 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Este relato tem o objetivo de enfatizar os benefícios da readequação do complexo toracopulmonar (RCTP) na saturação de oxigênio dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica grave (DPOC), através do estudo de caso de dois pacientes de 49 e 80 anos, ambos do sexo masculino, com diagnóstico de DPOC, que apresentavam internações freqüentes devido a descompensação do quadro pulmonar. Foram utilizados como parâmetros de avaliação ambulatorial, a espirometria, as pressões respiratórias máximas, a qualidade de vida e a mensuração da freqüência cardíaca e saturação de oxigênio durante as terapias. Os recursos fisioterapêuticos utilizados foram: exercícios direcionados à readequação do complexo toracopulmonar (RCTP), visando aumento da mobilidade da caixa torácica, fortalecimento da musculatura respiratória, desinsuflação pulmonar e melhora do padrão respiratório. Houve uma melhora significativa na saturação de oxigênio e na qualidade de vida destes pacientes.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.