Resumo

Objetivos:
O presente estudo tem por objetivo analisar o efeito da idade relativa (EIR) sobre o índice de perfomance tática ofensiva (IPTO) de jogadores de futebol.

Métodos e Resultados:
Foram analisadas 603 ações táticas ofensivas realizadas por 24 jogadores de futebol da categoria sub-12. Foi utilizado o teste “FUT-SAT” para coleta e análise dos dados. Este instrumento permite avaliar os dez princípios táticos fundamentais do jogo de Futebol, a localização da ação no campo e o resultado da ação para a sequência do jogo. Para este estudo foram considerados apenas os cinco princípios táticos da fase ofensiva (i) penetração, (ii) cobertura ofensiva, (iii) mobilidade, (iv) espaço e (v) unidade ofensiva. Os dados referentes à data de nascimento foram coletados e divididos em quartis: Q1(jan-mar); Q2(abr-jun); Q3(jul-set) e Q4(out-dez). Para o tratamento estatístico foi utilizado o software SPSS for Windows 18.0. Foi utilizada a estatística descritiva para verificação de média, desvio padrão e frequência dos dados. Foram utilizados os testes Shapiro-Willk, ANOVA com Post Hoc de Tukey para verificação da inferência entre os IPTO’s nos diferentes quartis de nascimento. O nível de significância utilizado foi de p<0,05. O Kappa de Cohen foi usado para calcular a fiabilidade dos dados. Foram observadas diferenças significativas entre o EIR e o IPTO apenas para os princípios de “penetração” Q1-Q3 [F(3,19)=3,94,p=0,02] e “espaço” Q1-Q4 [F(3,20)=4,92,p=0,01].

Conclusão:
A partir dos resultados pode-se concluir que o efeito da idade relativa influenciou o índice de performance tática ofensiva apenas para os princípios de “penetração” e “espaço”.