Resumo

Objetivo:
O objetivo desse estudo é investigar a influência do estado nutricional no processo do desenvolvimento motor de crianças de oito e nove anos de idade, do município de Palhoça – SC.

Métodos e resultados:
Participaram do estudo 183 crianças nas quais foram verificados o estado nutricional e o estágio de desenvolvimento motor nas habilidades de chutar, receber, arremessar e driblar. Porém, a partir do estado nutricional, foram utilizados somente os dados de 90 crianças, 30 com sobrepeso (15 meninos e 15 meninas), 30 com obesidade (15 meninos e 15 meninas) e 30 eutróficas (15 meninos e 15 meninas). O estado nutricional foi determinado de acordo com a adequação de IMC/Idade, utilizando-se como padrão de referência as tabelas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (2007). A avaliação do desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de movimento foi realizada segundo a matriz de análise dos padrões fundamentais propostos por Gallahue e Ozmun (2005). Para análise dos dados foram utilizadas frequência simples, percentual e teste do Qui quadrado. Os resultados apontam para um atraso no desenvolvimento motor das crianças, desenvolvimento motor semelhante entre eutróficos, com sobrepeso e obesos e superioridade dos meninos nas habilidades motoras de arremesso e chute.

Conclusão:
Os resultados reforçam a importância de oferecer oportunidades para que a criança adquira diversas experiências motoras essenciais pra seu desenvolvimento adequado.