Resumo

Esta investigação objetivou verificar se o desenvolvimento do nível de estruturação espaço-temporal influencia na aquisição da manchete. A amostra constou de alunos do sexo masculino, entre 10 e 12 anos, sem experiência no aprendizado da manchete. Após a aplicação de um pré-teste de estruturação espaço-temporal, formou-se, através de emparelhamento e sorteio, um grupo experimental e um de controle. Ao grupo experimental foi aplicado,um tratamento de estru­turação espaço-temporal, realizado após um pós-teste desta habilida­de em ambos os grupos. A seguir, aos dois grupos, efetuou-se o tra­tamento referente à aquisição da manchete. Logo após, aplicou-se o teste de escores de performance da manchete, os dados submetidos ao teste "t" de STUDENT, foram significativos (p< 0,003) a favor do grupo experimental no tratamento de estruturação espaço-temporal. Entretanto, embora superiores, não houve significância (p< 0,05) fa­vorável a este grupo nos dados obtidos após a aquisição da manchete. Conclui-se que a estruturação espaço-temporal, mesmo necessária, não tem predominância sobre as demais habilidades motoras e que a combinação destas é que determinará o sucesso na aquisição da manchete. Em função disto, uma educação psicomotora representa a base para a iniciação desportiva.

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