Influência do Exercício Físico nas Alterações Cardiovasculares Induzidas Pelo Hipotireoidismo

Por: Alesandra Araújo de Souza, Alexandre Sérgio Silva, Aluísio Henrique Rodrigues de Andrade Lima e Thereza Sarmento da Nóbrega.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.17 - n.5 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O hipotireoidismo é uma disfunção da tireóide que não produz seus hormônios ou só o faz através de uma alta produção do hormônio tireoestimulante. Essa enfermidade está associada ao desenvolvimento de disfunções cardiovasculares diversas. Esta revisão traz à comunidade científica e aos profissionais da saúde, informações atualizadas sobre as repercussões cardiovasculares do hipotireoidismo, sua influência na capacidade para o exercício físico, e o potencial do exercício físico para minimizar ou restaurar estas disfunções. Um levantamento dos estudos publicados entre 1995 e 2011 foi conduzido na base de dados PubMed utilizando os descritores: physical exercise, blood pressure, cardiovascular, vascular endothelial, oxidative stress, autonomic nervous system, cardiac function, subclinical hypothyroidism e hypothyroidism. Foram considerados, os artigos que avaliaram a função cardiovascular de hipotireoideos subclínicos e clínicos, e a influência do exercício físico sobre as funções cardiovasculares afetadas nesta doença.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/565.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.