Influência do Exercício Físico Sobre Indicadores Antropométricos e Pulmonares em Idosas

Por: Sandra Emília Benício Barros.

2010 27/08/2010

Send to Kindle


Resumo

O envelhecimento promove mudanças nos diversos sistemas, especialmente músculo-esquelético e cardiopulmonar. Exercícios físicos regulares melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, modificam as dimensões corporais e neuromusculares, amenizando o impacto do envelhecimento na capacidade funcional. Com o objetivo de analisar os efeitos do exercício físico sobre indicadores pulmonares e antropométricos em idosas, dois estudos foram realizados. O Estudo 1 observou os efeitos da especificidade do exercício sobre indicadores antropométricos e pulmonares em idosas. Quarenta mulheres acima de 60 anos, compuseram quatro grupos (Sedentárias, Hidroginástica, Musculação e Dança). O Estudo 2 verificou os efeitos de um Programa de Exercícios Generalizados (PEG) em indicadores antropométricos e pulmonares em mulheres sedentárias entre 60 a 78 anos. Participaram do estudo trinta e duas mulheres, que compuseram dois grupos: Controle (n=14) e Intervenção (n=18). Para ambos os estudos, foram analisadas as variáveis antropométricas (índice de massa corpórea, circunferência muscular do braço e panturrilha, dobra cutânea tricipital e relação cintura/quadril); nível de atividade física (Questionário de Baecke) e função pulmonar [pressões respiratórias máximas, mobilidade torácica e espirometria (capacidade vital forçada - CVF, volume expiratório forçado no primeiro segundo - VEF1, relação VEF1/CVF, fluxo médio expiratório forçado - FEF25-75% e pico de fluxo expiratório)]. No Estudo 2, as participantes foram reavaliadas após 4 meses de intervenção.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/UG19KPXU8983LE46MMIRHPXJDGI11DFESH2VQJB6CHK3Y5GM8T-08123?func=full-set-set&set_number=003652&set_entry=000057&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.