Influência de Exercícios Aeróbios nos Efeitos da Ovariectomia Sobre Grânulos Eletrodensos dos Cardiomiócitos do átrio Direito de Ratas Wistar

Por: Michelle Tiezzi Galhardo Viana.

2010 14/12/2010

Send to Kindle


Resumo

Nos cardiomiócitos atriais encontram-se grânulos eletrodensos, os quais contêm um hormônio denominado de peptídeo natriurético atrial (ANP). Os efeitos da deficiência de estrógenos no ANP são controversos. Por outro lado, são bem conhecidos os efeitos do exercício aeróbio nos grânulos de ANP. Porém pouco se sabe sobre seus efeitos nesses grânulos, na vigência da deficiência de estrógenos. O presente trabalho tem como objetivos verificar os efeitos da menopausa, induzida experimentalmente em animais através da ovariectomia, sobre o número total e área da secção dos grânulos eletrodensos, sobre o número de secções de grânulos com e sem halo, sobre o diâmetro das secções dos grânulos com halo. Além disso, pretende-se verificar se a realização de exercícios aeróbios tem influência sobre estes efeitos. Vinte ratas Wistar, com 6 meses de idade, foram divididas em 4 grupos com 5 animais em cada grupo: grupo intacto sedentário (GIS), grupo intacto treinado (GIT), grupo ovariectomizado sedentário (GOS), grupo ovariectomizado treinado (GOT). O treinamento dos animais do GIT e GOT foi realizado em esteira ergométrica com velocidade e carga progressiva (1hora dia/ 5 dias por semana/50-60% da velocidade máxima de esforço) durante 12 semanas. Ao término do protocolo, os animais foram sacrificados e os átrios foram retirados e processados para realização de cortes ultrafinos que foram examinados em microscópio eletrônico de transmissão. As secções dos grânulos eletrodensos de ANP foram estudados por técnicas morfométricas. Os resultados da comparação entre os grupos quanto ao número total de secções de grânulos ou à área dos mesmos não revelaram diferenças significativas. Da mesma forma, numa análise mais minuciosa, comparando-se o número de secção de grânulos eletrodensos com ou sem halo periférico não foram encontradas diferenças significativas. Contudo, na análise do diâmetro das secções dos grânulos com halo periférico, aqueles relacionados com o ANP, os maiores diâmetros foram aqueles dos grupos ovariectomizados, sendo que o GOS foi o maior. Assim, parece que a ovariectomia provoca aumento do diâmetro das secções grânulos de ANP. Por outro lado, parece que o treinamento provoca uma tendência de diminuir o diâmetro das secções dos grânulos eletrodensos com halo. Assim, parece que o treinamento foi capaz de reverter o efeito da ovariectomia.

Endereço: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2011/150_viana_michelle.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.