Influência da Gestão do Tempo no Engajamento de Crianças com Deficiência em Aulas de Educação Física Adaptada

Por: Angela Teresinha Zuchetto e Giandra Anceski Bataglion.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Verificar o tempo de engajamento dos alunos durante uma aula de Educação Física Adaptada.

Métodos e Resultados:
Os participantes do estudo foram crianças de três a treze anos com diferentes deficiências. Foram propostas seis atividades pré-esportivas: Deslocando os espaguetes (A1), Voleibol (A2), basquetebol (A3), Handebol (A4), Caça ao tesouro (A5), Sai tainha (A6). Para análise dos dados utilizou-se a filmagem da aula que permitiu obter os tempos (total, em atividade ou em transição). A aula teve 40 minutos e 18 segundos de duração, sendo que os alunos permaneceram em atividade 36 minutos e 07 segundos. Por outro lado, 04 minutos e 10 segundos foram dedicados aos momentos de transição entre as atividades. O maior tempo de transição foi identificado na mudança da A1 para A2 (03 minutos e 04 segundos), pois os professores aparentaram dificuldades no que se refere a fatores relacionados à estrutura da atividade, ocasionando dispersão. A boa gestão do tempo apresentada na transição de A2 para A3 (27 segundos) favoreceu o engajamento na A3, isso colaborou para que os alunos permanecessem 08 minutos e 45 segundos no basquetebol. Apesar de necessitar de adequações essa atividade compôs o melhor tempo da aula e atendeu as necessidades e possibilidades das crianças.

Conclusão:
A otimização da gestão do tempo na A3 e o bom engajamento dos alunos na mesma sobrelevam a importância da administração adequada do tempo nas aulas por parte do professor. Assim, permite-se que o aluno realize as tarefas com qualidade beneficiando o desenvolvimento integral das crianças.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.