Resumo

INTRODUÇÃO: O exercício resistido (ER) é um tipo de exercício amplamente praticado, sendo recomendado para a manutenção ou aprimoramento da força e massa musculares e utilizado com fins estéticos e de saúde. Apesar disto, pouco se sabe sobre o impacto deste tipo de exercício sobre o controle autonômico cardíaco, tampouco da influência do grupamento muscular nesta resposta. 
OBJETIVO: Verificar a influência do grupamento muscular utilizado durante o ER, na recuperação da frequência cardíaca (REC-FC) pós-exercício. 
MÉTODOS: Participaram deste estudo 14 indivíduos do sexo masculino (27,4 ± 6,1 anos; 79,4 ± 10,4 kg; 1,77 ± 0,1 m; 10,5 ± 4,6 %G) experientes na prática de ER. O protocolo experimental constou da realização de teste e reteste de 1RM nos exercícios supino horizontal e meio agachamento para determinação da força dinâmica máxima e execução do número máximo de repetições a 80% de 1RM com avaliação da REC-FC durante um minuto pós-exercício. 
RESULTADOS: Os resultados encontrados indicam menor REC-FC nos 10, 20, 30 e 40 segundos após o exercício meio agachamento em comparação ao supino horizontal. 
CONCLUSÃO: Os achados confirmam a influência do grupamento muscular na resposta autonômica cardíaca pós-esforço, no ER.

Acessar