Influência da Ingestão de Espirulina Sobre o Metabolismo de Ratos Exercitados

Por: Alessandro Moura Zagatto, Camila Aparecida Machado de Oliveira, Camila de Moraes, Fábio Yuzo Nakamura, Fúlvia de Barros Manchado, Gustavo Puggina Rogatto, Júlio Wilson Dos-santos, Marcel Cardoso Faria, Márcia Afonso e Maria Alice Rostom de Mello.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.10 - n.4 - 2004

Send to Kindle


Resumo

No presente estudo foram comparadas as respostas metabólicas agudas ao exercício em ratos alimentados com dieta padrão e à base de espirulina. Ratos Wistar jovens foram divididos em dois grupos de acordo com a dieta: controle (C) (dieta padrão) e espirulina (S) (dieta à base de espirulina). Ao final do período experimental (cinco semanas) os animais foram submetidos a uma sessão aguda de exercício de natação (20 minutos, suportando sobrecarga equivalente a 5% do peso corporal) para avaliação do lactato sanguíneo, glicose, insulina, proteínas, albumina e ácidos graxos livres (AGL) séricos. Amostras do músculo gastrocnêmio e fígado foram utilizadas para determinação dos teores de glicogênio e lipídeos. Ambos os grupos C e S apresentaram aumento da glicemia e dos AGL, queda da insulinemia e redução dos teores de glicogênio muscular e hepático pós-exercício. A lactacidemia durante o exercício foi superior no grupo S em relação ao C. Conclui-se que o padrão de respostas ao exercício agudo dos grupos C e S foi semelhante. Contudo, a proteína da dieta pareceu influenciar aspectos do metabolismo glicídico.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922004000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.