Influência da Maturação Sexual, Idade Cronológica e índices de Crescimento no Limiar de Lactato e no Desempenho da Corrida de 20 Minutos

Por: Deivis Elton Schlickmann Frainer, Fernando Roberto de Oliveira e .

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.12 - n.3 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Crianças e adolescentes apresentam, em uma determinada carga, menores concentrações de lactato [la] do que os adultos; especula-se que essas diferenças são ligadas a aspectos maturacionais. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da maturação sexual, idade cronológica (I) e índices de crescimento (IC - massa corporal, estatura e somatório de dobras cutâneas subescapular e tricipital) na velocidade do limiar de lactato na concentração fixa de lactato ([la]) de 2,5mmol.l-1 (V2,5) e na corrida de 20 minutos (V20). Trinta e três meninos participantes de escolas de esportes foram submetidos a: 1) avaliação antropométrica e avaliação da maturação sexual através dos índices de Tanner (maturação sexual de órgãos genitais e maturação sexual de pêlos púbicos); 2) teste progressivo descontínuo de 3 x 800m (pista de atletismo) para determinar V2,5; e 3) corrida de 20 minutos para determinar a V20 e a [la] final. Não foi encontrada associação entre maturação sexual, idade cronológica e indicadores de crescimento com V2,5. Somente a estatura se mostrou associada com V20. Assim, outras variáveis de desempenho, fisiológicas ou biomecânicas, podem influenciar mais no limiar de lactato e na corrida de 20 minutos, do que as variáveis de crescimento durante a adolescência.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.