Influência da Música Preferida e Não Preferida no Estado de ânimo e no Desempenho de Exercícios Realizados na Intensidade Vigorosa

Por: .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.22 - n.4 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a influência a música preferida e não preferida nos estados de ânimo e no desempenho do exercício realizado em ntensidades vigorosas. A amostra foi constituída por quatro mulheres e seis homens universitários isicamente ativos. Os sujeitos escolheram 10 músicas de preferência e 10 músicas de não preferência ara a prática de exercício no cicloergômetro. Em seguida, realizaram três protocolos de testes no icloergômetro (Música Preferida, Música Não Preferida e Sem Música) constituídos por três testes xaustivos retangulares (alta, média e baixa). Para a avaliação dos estados de ânimo foi utilizado a Lista de Estado de Ânimorreduzida e Ilustrada (LEA-RI) que foi aplicado no inicio e no final do teste. Essa ista é composta por sete adjetivos positivos (feliz, ativo, calmo, leve, agradável, cheio de energia e spiritual) e sete adjetivos negativos (tímido, triste, pesado, desagradável, agitado, com medo e inútil). Foram egistrados o trabalho final e o tempo até a exaustão em todos os protocolos. Foi verificado que o xercício realizado em intensidades vigorosas com a presença da música preferida apresenta maiores alores dos adjetivos positivos (p < 0,05) quando comparado com a música não preferida ou sem a música. Sob exaustão, os adjetivos negativos apresentaram maiores valores quando comparado com o omento inicial. A frequência cardíaca, a concentração de lactato sanguíneo, a percepção subjetiva de esforço e o desempenho não apresentaram diferença entre os protocolos (p > 0,05). Portanto, a audição da música preferida e não preferida não influenciam o desempenho em exercícios vigorosos. ntretanto, a música preferida é capaz de melhorar os estados de ânimo positivos.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v22n4/v22n4a01.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.