Influência do Número de Dias e de Horas Válidas de Uso do Acelerômetro na Estimativa do Nível de Atividade Física em Pré-escolares de Recife, Pernambuco, Brasil

Por: Crivaldo Gomes Cardoso Junior, Gustavo Silva, , Lars Bo Andersen, , Rodrigo Antunes Lima e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.16 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Poucos estudos têm pesquisado acerca do número de horas/dia e o número de dias de monitoramento que devem ser completados para se obter boa qualidade de dados por meio do uso de acelerômetros para crianças pré-escolares. O objetivo deste estudo foi analisar a influencia em se usar diferentes critérios para definir períodos de monitoramento válido na estimativa nos níveis de atividade física e no perfil da amostra. Crianças (n=180) com idade de três a cinco anos foram randomicamente selecionadas entre as participantes de um estudo longitudinal realizado em Recife, Brasil. As crianças usaram um acelerômetro GT1M (Actigraph) à direita da cintura por um período de sete dias consecutivos, incluindo o final de semana, empregando-se epochs de 15 segundos. Um total de 176 crianças foram incluídas no estudo (52,8% meninos; idade média de 4,3 anos [s=0,8]). Usando o critério de 10+ horas/dia de tempo de uso para definir um dia de monitoramento válido, 67,0% (n=118) e 36,9% (n=65) das crianças apresentaram 3+ e 5+ dias válidos, respectivamente. Quando o critério de 5+ horas/dia foi empregado o tempo despendido em atividades mo-deradas foi aproximadamente 10 minutos menor quando comparado ao critério de 10+ horas/dia. O critério de 10+ horas/dia para definir um dia de monitoramento válido induz uma redução no tamanho da amostra e o critério de 5+ horas/dia subestima o nível de atividade física moderada.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2014v16n2p171

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.