Influência do Número Total de Finalizações e Interceptações de Finalizações no Resultado Final de Partidas de Futsal

Por: D. A. Carvalho e Everton Rocha Saores.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
A análise de jogos de futsal faz parte do cotidiano dos treinadores desta modalidade, que através dos resultados e estatísticas conhecem melhor sua equipe e também o adversário. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a influência do número total de finalizações e interceptações de chutes no resultado final de partidas de Futsal.

Métodos e resultados:
Foram realizados scouts de 14 partidas da Superliga Futsal 2011. Os scouts foram elaborados de forma a analisar o número total de finalizações, interceptações de finalização e o aproveitamento das finalizações ocorridas nos jogos. Nossas análises mostraram que as equipes que se sagraram vencedoras, efetuaram um maior número de finalizações e de finalizações direcionadas à meta adversária do que as equipes perdedoras. Por outro lado, não foram observadas diferenças entre o número de interceptação entre as equipes vencedoras e perdedoras. Além disso, não observarmos correlações importantes entre o total de finalizações, as finalizações direcionadas ao gol, o total de interceptações com o resultado vitória ou derrota.

Conclusão:
Podemos concluir que uma maior quantidade e, sobretudo, uma maior eficiência e sucesso das finalizações, determinaram o êxito das equipes nas partidas e, que o número de interceptações de finalizações

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.