Influência do Square Stepping Exercise nos Componentes da Capacidade Funcional e Funções Cognitivas de Idosos

Por: Camila Vieira Ligo Teixeira.

2011 25/08/2011

Send to Kindle


Resumo

Acompanhando a tendência mundial de envelhecimento populacional, a população idosa brasileira também tem aumentado. As consequências do envelhecimento da mundial são importantes sob o ponto de vista social, da saúde e de políticas publicas. O processo de envelhecimento promove uma redução das reservas de vários sistemas orgânicos. Esses sistemas ficam mais vulneráveis, tornando as pessoas idosas mais suscetíveis ao aparecimento de doenças, diminuindo a independência das mesmas. Intervenções não farmacológicas que promovam a manutenção ou até a melhora das funções físicas e cognitivas dos idosos têm sido alvo de muitos estudos. Por isso o objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos da prática do Square Stepping Exercise (SSE) na capacidade funcional e funções cognitivas de pessoas idosas. Para tal foram selecionados 86 idosos (60 anos ou mais), subdivididos em 4 grupos: GSSE(praticavam apenas as sequências do SSE, n=21), GSSE+EB (praticavam as sequências do SSE e exercícios básicos, n=25), GEB (praticavam exercícios básicos, n=20), e controle (n=20). Esta pesquisa apresentou delineamento longitudinal, com duração de 4 meses E as sessões de treinamento aconteceram 3x/semana, com duração de 40 minutos cada. Todos foram avaliados cognitivamente antes e depois dos 4 meses de intervenção através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Teste de Atenção Concentrada Tolouse-Pierón, teste Dígitos Direto e Indireto, Teste Modificado de Classificação de Cartas (TMCC), e foram avaliados motoramente através da bateria de testes AAHPERD, Escala de Equilíbrio de Berg (EEFB) e Timed Up and Go TUG).

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/BXMXHTRB6DLKCIM62I7QPYGQUTNEG9P58RP1P1DM7UCT7BLHG8-07363?func=full-set-set&set_number=010622&set_entry=000067&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.