Influência da Suplementação de Carboidrato na Função Imune de Judocas Durante o Treinamento

Por: , Carlos Henrique Osório Silva, Ciro José Brito, Edmar Lacerda Mendes, Ellencristina Silva Batista e Sérgio Oliveira de Paula.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.15 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos da suplementação de carboidrato, durante uma sessão de treino, sobre a função imune de atletas de judô. Dezesseis judocas do sexo masculino foram submetidos a duas sessões de treinamento de 120 minutos cada, com três dias de intervalo entre elas. Na primeira sessão, oito judocas, separados de forma aleatória, foram suplementados (3mL/kg peso corporal) com solução carboidratada (grupo CHO) e os demais, com solução placebo (grupo PLA), de forma duplo-cega. Na segunda sessão os tratamentos foram invertidos. O número de leucócitos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, neutrófilos, os níveis de cortisol e as concentrações de glicose e lactato foram medidos em repouso (Pré-E), imediatamente após (Pós-E) e uma hora após o término da sessão de treino (1h pós-E). Os resultados mostraram que a glicemia aumentou (p < 0,05) durante a sessão de treino no grupo CHO e reduziu-se (p < 0,05) no grupo PLA. O cortisol aumentou (p < 0,05) durante a sessão de treino, independente do tipo de solução consumida, bem como durante a recuperação no grupo PLA. O consumo de CHO resultou em menor (p < 0,05) leucocitose, quando comparado com o PLA, nos períodos Pós-E e 1h Pós-E. A elevação da concentração de lactato sangüíneo decorrente do exercício correlacionou-se positivamente com o aumento dos leucócitos (r = 0,86, p < 0,001) nos dois grupos. Concluiu-se que a ingestão de bebida carboidratada por atletas de judô durante uma sessão de treino resultou em menor perturbação da contagem total de leucócitos e suas subclasses: linfócitos, monócitos, eosinófilos e neutrófilos. Esses resultados sugerem proteção à saúde imunológica de judocas fomentada por essa estratégia nutricional.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922009000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.