Influência do Tempo de Prática do Tai Chi Chuan na Arquitetura Muscular de Idosas

Por: Flávio de Souza Castro, Marco Aurélio Vaz, Matias Fröhlich e Rafael R. Baptista.

I Simpósio em Neuromecânica Aplicada

Send to Kindle


INTRODUÇÃO. A sarcopenia decorrente do envelhecimento provoca um decréscimo da função muscular que pode ser revertida pela atividade física sistemática. O Tai Chi Chuan é uma arte marcial que vem sendo utilizada no fortalecimento muscular de idosos, e pode gerar mudanças na arquitetura muscular. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do tempo de prática do Tai Chi Chuan sobre a arquitetura muscular de idosas.

MATERIAIS E MÉTODOS. Amostra. Vinte mulheres (66,5±4,1 anos) foram divididas em três grupos: grupo controle (GC; n=10; constituído de mulheres sedentárias); grupos iniciante (INI - 3,1±1,6 anos de prática; n=4) e avançado (AV - 11,8±3,2 anos de prática; n=6), constituídos de praticantes de Tai Chi Chuan.

Instrumentos e procedimentos. A arquitetura muscular foi avaliada por meio de ultra-sonografia do músculo gastrocnêmio medial (GM) em repouso. Imagens foram capturadas no plano sagital, ao nível de 50% do ventre do GM, com uma sonda de arranjo linear (frequência de amostragem = 7,5 MHz). As imagens de arquitetura foram analisadas com rotina desenvolvida em ambiente MATLAB (versão 7.3.0.267), sendo avaliados (1) comprimento dos fascículos (CF), (2) ângulo de penação (AP) e (3) espessura muscular (EM). Variáveis de estudo e análise estatística. Uma ANOVA one-way com post-hoc de Turkey foi utilizada para comparar os parâmetros de arquitetura muscular entre os três grupos (SPSS v.16.0; nível de significância = 5%).

RESULTADOS E DISCUSSÃO. O CF do GM do GC (52,4±11) foi maior (p=0,015) comparado ao do grupo AV (37,7±7,4), enquanto o AP foi menor (p=0,040) no grupo GC (15,9±3,2) comparado ao AV (20,9±5,1). Além disso, o AP do grupo INI (14,6±0,6) foi menor (p=0,039) que o do grupo AV (15,9±3,2). CONCLUSÃO. A prática do Tai Chi Chuan reduz o CF e aumenta o AP do músculo GM de idosas, sugerindo uma melhora funcional.

E-mail do apresentador: matiasfu@gmail.com

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.