Influência do Treinamento Aeróbio na Composição Corporal de Mulheres Obesas

Por: Renata Barco de Abreu Leme.

86 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Vinte e quatro mulheres consideradas moderadamente obesas, com idade entre 21 e 51 anos, foram submetidas a programa de atividades aeróbias, com duração de 16 semanas, que consistiu em caminhar gradualmente até 90 minutos, em intensidade de 60% da reserva da freqüência cardíaca máxima, três vezes por semana. A composição corporal foi avaliada, em fases de pré e pós-treinamento por meio de circunferências, medidas em sete locais, somatória de sete dobras cutâneas, somatória de quatro dobras cutâneas (DURNIN & WOMERSLEY, 1974) e de bioimpedância (BIA). Para análise posterior, o grupo foi dividido em dois subgrupos, segundo a freqüência às sessões de treinamento: grupo regular (presente a pelo menos 70% das sessões) e grupo irregular. A análise estatística das variáveis foi feita através do teste "t" de Student para dados pareados, para as alterações pré e pós-treinamento e por meio do teste "t" de Student para dados não-pareados, para a análise de diferenças entre os grupos e para análise da evolução de cada variável. O nível de significância estabelecido foi de p < 0,05. Os resultados mostraram que o grupo regular perdeu peso e massa gorda significantemente e aumentou a massa magra, que por não alcançar significância, sugere preservação desse compartimento. O grupo irregular diminuiu o percentual de gordura, aumentou a massa magra significantemente, embora praticamente não tenha perdido peso. Os resultados sugerem ainda que a massa gorda foi a principal variável que se modificou, influenciando as outras alterações de composição corporal. No início do programa, ambos os grupos eram estatisticamente iguais quanto às variáveis de composição corporal, sendo que os valores iniciais não influiram nos resultados finais observados. Os benefícios observados para c grupo regular podem ser atribuidos ao exercício físico. A bioimpedância apresentou sensibilidade para detectar pequena alterações de composição corporal e apresentou-se como meic complementar à avaliação antropométrica de populações obesa~ submetidas a programa de exercício.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1959&listaDetalhes%5B%5D=1959&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.