Influência do Treinamento Físico Aeróbio em Participantes do Núcleo de Prevenção e Reabilitação Cardíaca da Uerj

Por: Adriana Rozentul, Beatriz Minghelli, Daniele Abreu Migon, Leonardo Marcet de Oliveira, Luísa Ribeiro de Meirelles, Pedro Di Marco Cruz, Rodrigo Botelho de Oliveira e Simone Siciliano Serpa.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou analisar a resposta das variáveis fisiológicas do Teste Ergométrico em resposta à prática regular e supervisionada de exercícios físicos aeróbios após 3 e 6 meses em participantes do Núcleo de Prevenção e Reabilitação Cardíaca (NPRC). Foram selecionados noventa e três (93) participantes, sendo 25 coronariopatas crônicos (26,9%), 33 hipertensos (35,5%), 15 coronariopatas e hipertensos (16,1%), 3 diabéticos (3,2%), 5 hipertensos e diabéticos (5,4%) e 12 dislipidêmicos (12,9%), dos quais 67 eram homens (72%) e 26 mulheres (28%), com idades variando de 26 a 82 anos (51,4). Analisou-se o comportamento da freqüência cardíaca (FC) de repouso e máxima, pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) de repouso e máxima,tempo de esforço,consumo máximo de oxigênio (V02SL), equivalente metabólico (MET) e duplo produto (DP), dados estes obtidos a partir de Teste Ergométrico realizado em tapete rolante segundo o protocolo de Bruce. As variáveis observadas foram tratadas, estatisticamente, pelo teste T de Student para amostras dependentes (p<0,05). Aavaliação dos resultados demonstrou os benefícios do exercício, caracterizado pelo aumento do tempo de esforço, do V02SL e do MET (p<0,01). Houve redução da FCde repouso, decréscimo da PAS de repouso nos hipertensos já nos três primeiros meses de treinamento. Concluiu-se que a diferença observada nos três testes coloca o exercício físico como parte integrante dos meios terapêuticos disponíveis na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares que constituem uma das principais causas de morte.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.