Influencia do Treinamento Fisico Aerobio Sobre as Respostas Cardiovasculares e Respiratorias em Mulheres na Menopausa com e Sem Terapia de Reposição Hormonal

Por: Vera Aparecida Madruga Forti.

1999 30/09/1999

Send to Kindle


Resumo

A menopausa é uma condição fisiológica na vida das mulheres ocorre por volta dos 45 aos 52 anos de idade; ela causa modificações progressivas de natureza física e psíquica. Estas alterações, geradas principalmente pela redução na produção dos hormônios estrogênio e progesterona, também se refletem no controle do Sistema Nervoso Autônomo sobre o coração. Este trabalho teve como objetivos: avaliar a influência do treinamento físico aeróbio (TFA) sobre as respostas cardiovasculares, respiratórias e metabólicas em mulheres na menopausa, com e sem terapia de reposição hormonal, antes e após o TFA. Foram estudadas 12 mulheres consideradas clinicamente saudáveis, sendo: 6 com utilização de terapia de reposição hormonal e 6 sem medicação alguma; todas elas foram submetidas ao TFA (caminhadas-trotes, intensidade de 70 a 85% da FC pico, duração 40-60 min e freqüência de 3 sessões/semanais) por um período de 9 meses. A freqüência cardíaca foi registrada continuamente no repouso e durante a realização dos testes em exercício físico dinâmico (EFD) em cicloergômetro. Dois protocolos experimentais foram utilizados: 1) protocolo contínuo, com incrementos crescentes de potência até a exaustão física; 2) protocolo descontínuo, com incrementos crescentes de potência, intercalados por períodos de repouso. Durante estes protocolos obtivemos as medidas das variáveis cardiovalculares, ventilatórias e metabólicas tais como: freqüência cardíaca, pressão arterial sistêmica, consumo de oxigênio, ventilação pulmonar, produção de dióxido de carbono, entre outras... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000188580&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.