Resumo

Pessoas com deficiência intelectual podem apresentar pouco equilíbrio, locomoção deficitária e dificuldades de coordenação durante realização de movimentos mais complexos. Dessa forma, torna-se necessário estimular e desenvolver os aspectos relacionados ao domínio psicomotor nesses indivíduos, por meio das aulas de Educação Física, visando o aprendizado de padrões e habilidades motoras fundamentais para o desenvolvimento de suas potencialidades. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral verificar a influência de um programa de Educação Física no desenvolvimento psicomotor de jovens e adultos com deficiência intelectual. Como objetivo específico pretendeu-se: a) sistematizar, aplicar e descrever o programa de intervenção pedagógica voltado à população em questão; b) avaliar a evolução das habilidades psicomotoras (variável em questão) de jovens e adultos com deficiência intelectual (população em estudo) nos períodos pré e pós intervenção. Sob a perspectiva qualitativa foi realizada uma pesquisa de campo exploratória do tipo manipulação experimental. A pesquisa desenvolveu-se em uma instituição de educação especial localizada em um município de médio porte no interior de São Paulo. A amostra foi constituída por 11 participantes de ambos os sexos, com faixa etária acima de 18 anos, cuja característica comum é a deficiência intelectual. Como instrumento de coleta de dados foi empregada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM - proposta por Rosa Neto (2002), sendo aplicada antes e após o período de intervenção. A intervenção teve a duração de quatorze semanas, com duas sessões semanais e duração de 50 minutos cada. A intervenção foi constituída por um programa de Educação Física, o qual englobou atividades lúdicas e exercícios com base em elementos da motricidade, tais como coordenação motora fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espaço-temporal e lateralidade, adequadas ao nível de envolvimento dos participantes. As avaliações e as sessões foram registradas por meio de filmagens e diário de campo, visando facilitar a coleta e posterior análise dos dados. Através das análises dos dados pode-se concluir cinco das aptidões motoras (motricidade fina, esquema corporal, organização espacial, organização temporal, e aptidão motora geral) obtiveram valores significativos para p≤0,05. Embora tenha sido observada discreta melhora nos aspectos relativos ao equilíbrio e a coordenação global, não houve mudanças estatisticamente significativas. Dentre os aspectos psicomotores analisados pelo teste, todos os indivíduos apresentaram melhora na Aptidão Motora Geral, uns permaneceram com a mesma classificação e outros atingiram o score suficiente para mudar de “categoria”, isso nos mostra que o programa de Educação Física exerceu um papel importante para a evolução psicomotora desses indivíduos.

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