Resumo

Introdução:As intervenções na área da reabilitação são complexas e prolongadas
devido aos factores que nela se conjugam. Na actuação sobre indivíduos com
Multideficiência, surgem limitações adicionais em virtude das distintas deficiências
que simultaneamente se manifestam e interinfluenciam. Podendo caracterizar-se
como uma conjugação de duas ou mais incapacidades ou diminuições de ordem
física, psíquica ou sensorial, a Multideficiência implica dificuldades na interacção
com o meio e uma redução das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento.
Este estudo centrou-se na aplicação de um programa de intervenção a um indivíduo
com multideficiência, no âmbito da Expressão Educação Físico Motora, com o fim
de averiguar a evolução no seu desenvolvimento global e consequentemente,
contribuir para o conhecimento relativo a esta temática. Material e Método:
Colaborámos com uma Escola do 1ºCiclo que possui uma sala de Unidade de
Intervenção Especializada na qual está incluído o sujeito em estudo. A intervenção
organizou-se em dois momentos - de familiarização com o indivíduo e de aplicação
do programa. A 1ª fase decorreu entre os meses Outubro e Dezembro com doze
sessões, de quarenta e cinco minutos de duração, seguindo-se mais 24 sessões
bissemanais até Abril (2ª fase). O estudo incidiu sobre um jovem com 16 anos
multideficiente, portador de Deficiência Mental, Paralisia Cerebral e Epilepsia.
Utilizou-se a técnica de Observação Directa e Sistemática em situações naturais,
com de Registo de Acontecimentos, complementada com a técnica de Incidentes
Críticos (anotações de acções significativas nas situações concretas onde se
desenrolam). Os dados obtidos foram alvo de uma análise de carácter qualitativo,
contrastando a observação inicial com a final nos domínios motor, cognitivo e
sócio-afectivo. Resultados: Foi possível verificar algumas melhorias, essencialmente
no domínio Motor, que se expressaram numa menor flexão dos membros superiores
e inferiores, que se apresentam mais relaxados e numa melhoria ao nível do
movimento voluntário, conseguindo o sujeito mudar da posição de decúbito dorsal
para a de decúbito lateral sobre o hemisfério direito e vice-versa. Conclusões: Os
resultados obtidos permitem afirmar que um programa de intervenção desta natureza,
realizado de forma continua e sistemática, poderá induzir no indivíduo multideficiente
melhorias naõ apenas ao nível do domínio motor como também em termos sócioafectivos.

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