Influência de Um Programa de Treinamento Físico Específico no Equilíbrio e Coordenação Motora em Crianças Iniciantes no Judô

Por: João Santos Pereira e Vagner Willian e Sá.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.11 - n.1 - 2003

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência de um programa de treinamento físico específico (PTFE) sobre o equilíbrio e a coordenação motora de praticantes de judô de 8 a 12 anos de idade. O programa com 36 sessões foi realizado três vezes por semana, em três escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A amostra foi composta de 53 crianças do sexo masculino, divididas em dois grupos: 26 no grupo experimental (GE) e 27 no grupo controle (GC). A média de idade era de 10,2 anos GE e 9,6 GC e o tempo de prática no judô em 7,12 meses para o GE e 8,9 meses para o GC. A avaliação do equilíbrio e coordenação motora foi tomada por meio dos subitens 2 e 3 do teste Bruininks-Oseretsky (1978). A análise estatística dos resultados encontrados na avaliação da coordenação motora (intergrupo) evidenciaram diferença significativa entre as médias para p £ 0, 05 entre os indivíduos do GE e os indivíduos do GC após a aplicação do PTFE (intergrupo), utilizando-se o teste t de Student. Os resultados da performance de equilíbrio, entretanto, não mostraram diferença significativa entre médias para p £ 0,05 entre os mesmos indivíduos. Concluiu-se, neste estudo, que o PTFE simultâneo com as aulas de judô evidencia influência na performance de coordenação motora, o mesmo não ocorrendo em relação à performance de equilíbrio no GE. PALAVRAS-CHAVE: exercícios orientados, judô, equilíbrio, coordenação motora.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.