Influência de Um Programa de Treinamento Físico na Força Muscular, no Equilíbrio e na Velocidade da Marcha de Mulheres Portadoras de Osteoporose

Por: Jorge Oishi, M. C. Aveiro, M. T. Navega, P. Driusso e R. N. Granito.

Revista Brasileira de Fisioterapia - v.10 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVOS: A tendência de aumento na expectativa de vida certamente representará incrementos na morbidade e na mortalidade em eventos relacionados a osteoporose. Devido à falta de protocolos bem definidos na intensidade e freqüência de exercícios físicos, que sejam fáceis de se realizarem, para mulheres brasileiras, este estudo propôs analisar os efeitos de um programa de treinamento na força muscular do tornozelo, no equilíbrio funcional e na velocidade da marcha de mulheres com diagnóstico densitométrico de osteoporose. MÉTODOS: Doze mulheres voluntárias (idade 68,7 ± 2,7) foram submetidas à avaliação física e, posteriormente, reavaliadas após doze semanas. O programa de atividade física foi orientado por um fisioterapeuta, que trabalhou 60 minutos, 3 vezes por semana, por doze semanas. Cada sessão de treinamento incluiu alguns exercícios de alongamento, fortalecimento muscular dos músculos flexores plantares e dorsiflexores do tornozelo, com 50% de 10-repetições máximas (10-RM) e treino de equilíbrio. RESULTADOS: As variáveis relacionadas ao índice de equilíbrio, à velocidade da marcha e à força muscular apresentaram melhora significativa (p < 0,05), analisadas por meio do teste não paramétrico de Wilcoxon. CONCLUSÃO: Após as doze semanas de treinamento, foram observados benefícios no condicionamento das voluntárias. Os resultados demonstram que o treinamento proposto, teve influência na melhora desse grupo de pacientes, sugerindo que o programa foi efetivo, fácil e seguro para mulheres brasileiras portadoras de osteoporose. Portanto, programas de atividade física são eficientes para melhorar o equilíbrio funcional, a velocidade da marcha e a força muscular do tornozelo de mulheres idosas portadoras de osteoporose. Palavras-chave : equilíbrio; treinamento físico; velocidade da marcha; força muscular; osteoporose.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-35552006000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.