Resumo

Setor de esportes está em expansão e os influenciadores desfrutam de grande popularidade. Ao mesmo tempo, o número de obesos no mundo chegou a um bilhão. Como isso se encaixa?

Muitas pessoas se exercitam muito pouco. Essa é uma conclusão da Organização Mundial da Saúde (OMS) ano após ano. E apareceu também no último relatório global sobre atividade física, de 2022, que afirma que 81% dos adolescentes e 27,5% dos adultos ficam sentados tempo demais e caminham, correm ou andam de bicicleta tempo de menos. De acordo com um estudo recente publicado na revista científica Lancet, o número de obesos no mundo aumentou para um bilhão.

Há, porém, uma tendência global no sentido oposto: o setor fitness está crescendo novamente. Após sofrer perdas durante a pandemia, esse mercado está se recuperando e movimentando bilhões. Já os influenciadores fitness reúnem milhões de seguidores em redes sociais, como Instagram, YouTube e TikTok.

Eles publicam sessões de treinamento e fotos de antes e depois de si mesmos ou de clientes orientados com sucesso. Dão dicas sobre dietas, pensamento positivo e suplementos alimentares. Muitas vezes, são apoiados por grandes fabricantes de artigos esportivos, que há muito tempo descobriram o potencial dos influenciadores para promover suas próprias marcas.

Acessar