Influências Cruzadas na Constituição e na Expansão do Sistema de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação no Brasil

Por: Menga Lüdke.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - n.30 - 2005

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Resumo

Trata-se de depoimento sobre as principais influências sofridas pelos programas de mestrado e doutorado no Brasil, em seu início, a partir de modelos já bastante desenvolvidos nos anos de 1960 e de 1970, em países como a França e os Estados Unidos. Como tive oportunidade de viver nesses países, como estudante de pós-graduação, voltando para o Brasil quando se implantavam os primeiros programas, pude conferir pessoalmente essas influências e seus resultados. Claro que se trata de uma visão pessoal, limitada à minha própria experiência, sem aprofundamento por meio de um estudo ou uma análise mais cuidada. Entretanto, pude confrontar minhas impressões com as de colegas, que viveram experiências semelhantes e confirmam as minhas, mas assumo inteira responsabilidade pelas interpretações que apresento no texto, como sugestões para outras interpretações e estudos, que venham a aprofundar pistas que tenha conseguido levantar. Palavras-chave : pós-graduação; Brasil; França; Estados Unidos.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a09n30.pdf

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