Influências da Gestão e do Marketing Esportivo no Desenvolvimento de Ações e Estratégias Para o Futebol Como Negócio no Brasil: Uma Revisão Sistemática

Por: ângelo de Andrade Rodrigues dos Santos, , Edcley Carvalho Maranhão Cunha, Marcos Antonio Barros Filho, Victor Henrique Rodrigues Silva e Yves de Holanda Batista de Miranda.

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.5 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O marketing é uma estratégia bastante utilizada no amplo ambiente do futebol, fazendo com que clubes consigam atingir suas metas por meio de técnicas administrativas de um modelo de gestão.  O marketing no Brasil está em processo de desenvolvimento e passa por dificuldades devido aos clubes não possuírem gestores capacitados para administrar os mesmos. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo histórico e atual do futebol como negócio, bem como as ações de gestão e marketing desenvolvidas. A busca por artigos originais na língua portuguesa sobre marketing no futebol foi realizada nas bases de dados eletrônicas: SPORTDiscus, SCOPUS e SCIELO. Nos resultados, foi possível averiguar a presença de diversos instrumentos de coleta de dados, diferentes abordagens a respeito das ações de gestão e marketing no futebol, além de observar como a gestão esportiva se relaciona com o marketing esportivo num importante processo de desenvolvimento no cenário do futebol brasileiro, se tornando ainda mais uma grande potencialização do esporte. Conclui-se que o futebol brasileiro passa a ter características de mercado pela sua importância econômica e o poder que o mesmo tem para que seja uma importante ferramenta para a venda de produtos, trazendo a lógica do futebol como negócio. O baixo número de artigos mostra a necessidade de novos estudos que investigue o cenário atual dos clubes e fortaleça as ações de marketing e gestão no Brasil.

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=2186

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.