Resumo

Como é pesquisar sobre palhaço na França? Qual sua relação com as escolas de circo? As residências artísticas, formações e treinamentos realizados dentro de escolas de circo como CNAC, Académie Fratellini, Zepetra, Balthazar / FR et Espace Cathastrophe /BE ao longo do doutorado contribuíram na criação de espetáculos e na percepção da atividade circence local. Essas instituições permitiram espaços de criação, prática, transmissão e reflexão sobre o jogo do palhaço durante a pesquisa. O palhaço é considerado como uma disciplina do circo devido à sua história e manifestação artística e o processo de encontrar um local parceiro no circo para ensaiar e apresentar para o público estimulou a experimentação empírica do objeto em estudo. O contato com os artistas e as escolas abriu oportunidades de desenvolver metodologias e o intenso diálogo entre prática e teoria. Este estudo é fruto de uma tese de doutorado realizada em Montpellier na França (2011-2018) com o apoio da CAPES para doutorado pleno no exterior (2012 à 2015). A pesquisa trata da criação e ensino pelo jogo do palhaço. Uma parte dessa pesquisa foi desenvolvida dentro de escolas de circo na França tanto na formação como palhaço e nas residências artísticas.