Influências do Exercício Físico na Qualidade de Vida em Dois Grupos de Pacientes com Câncer de Mama

Por: Ana Karine Pires Miranda, Francisco Farias Martins Júnior, Herikson Araujo Costa, João Batista Santos Garcia, Jurema Gonçalves Lopes de Castro Filha, Karla Régia Ferreira Viana Figueiredo e Mario Norberto Sevilio de Oliveira Junior.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.38 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a relação existente entre exercício físico e seus efeitos na qualidade de vida de pacientes com câncer de mama, pós-cirurgia (seis meses) submetidas a exercícios físicos e não submetidas. Participaram do estudo 24 mulheres sedentárias divididas aleatoriamente em dois grupos: grupo experimental (N=12), submetido a exercícios (GE=52,41±9,11 anos) e Grupo Controle (N=12), não submetido (GC=49,58±4,94 anos). Para tratamento estatístico foi usado o programa BioEstat 5.0, após a verificação da normalidade por meio do teste de Shapiro-Wilk, com resultado de distribuição normal, usou-se teste t para amostras dependentes e foram analisados isoladamente o grupo controle e o grupo experimental pós-treino e o teste t para amostras independentes relacionando grupo controle e experimental pós-treino, ambos considerando o p < 0,05. Os resultados do presente estudo mostraram que para o GE comparado ao GC houve melhorias nos domínios vitalidade (p = 0,01), aspectos sociais (p = 0,02) e limitações por aspectos emocionais (p = 0,03). Conclui-se que a prática de exercício físico pós-cirurgia de câncer de mama contribui para melhoria dos aspectos psicológicos, sociais e físicos, porém é importante considerar quais práticas podem ser desenvolvidas e em qual momento do tratamento podem ser inseridas.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/influencias-do-exercicio-fisico-na/articulo-resumen/S0101328915001262/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.