Influências do Sexo na Atenção e na Aprendizagem de Habilidades Motoras

Por: Fábio Saraiva Flôres, Juliana Izabel Katzer e Karla Mendonça Menezes.

Revista da Educação Física - UEM - v.27 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.