Resumo

Introdução: Apresenta conceitos acerca da informação, bem como seu uso no contexto esportivo. Discorre sobre as relações entre a informação e o ambiente esportivo, mais precisamente em clubes de futebol, delimitando-a como informação esportiva.

Objetivo: Descreve a tipologia da informação esportiva, seus principais tipos, fontes e ambientes, visando uma maior compreensão sobre esse tipo de informação. Analisa as relações entre informação e ambiente esportivo, mais precisamente em clubes de futebol. Explica o comportamento informacional neste tipo de organização e o impacto deste para os processos de tomada de decisão.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas da pesquisa alinhada ao processo de observação direta nas atividades realizadas por um clube de futebol.

Resultados: Apresenta resultados relacionados a utilização da informação no processo decisório em diferentes níveis de um clube de futebol.

Conclusão: Demonstra a importância do uso da informação no contexto esportivo, bem como a delimitação das informações esportivas relacionadas aos clubes de futebol. Evidencia a informação esportiva como importante componente, responsável por propiciar diferenciais competitivos, visando gerar vantagem competitiva no contexto do esporte.

Acessar Arquivo