Resumo

Informação e prática são fundamentais no processo de aprendizagem motora e são
testadas com o propósito de investigar como esses fatores afetam a aquisição de
habilidades motoras. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de 2 formas de
informação prévia (demonstração e instrução verbal) e 2 tipos de prática (prática
física e prática mental) na aquisição de uma habilidade motora. Participaram deste
estudo 25 universitários com idade entre 18 e 25 anos, sem experiência na tarefa,
divididos em 5 grupos experimentais: controle, demonstração e prática física,
demonstração e prática mental, instrução verbal e prática física e instrução verbal e
prática mental. Foi utilizado um aparelho de controle de tempo de reação e
movimento, que consistia em uma plataforma de com 6 recipientes, acoplada a uma
caixa com uma chave de resposta conectada a um microcomputador com um
software específico que controlava o início e fim da tarefa. O experimento foi
conduzido em 2 fases: aquisição (30 tentativas) e transferência (10 tentativas). A
tarefa na fase de aquisição consistiu em transportar 3 bolas de tênis com mão
dominante numa seqüência pré-estabelecida (4-1/5-2/6-3) com o tempo alvo de
3500ms. O sujeito posicionava-se de frente ao aparelho pressionando a chave
temporizadora, e ao acendimento simultâneo dos leds, executava a tarefa (física ou
mental, conforme o delineamento experimental), finalizando pressionando a chave
para fechamento do tempo. Para a fase de transferência a seqüência adotada foi (6-
2/5-1/4-3) com o tempo alvo de 4500ms. Houve uma diminuição do erro absoluto
para as respostas dos grupos durante a fase de aquisição, onde a partir do 2º bloco
observa-se um desempenho similar de todos os grupos. Os grupos melhoraram o
tempo de resposta a partir do 2º bloco da fase de aquisição. A análise através do
teste de Kruskal-Wallis na transferência não mostrou diferença significativa entre os
grupos. Os resultados mostraram uma tendência de efeitos benéficos à aprendizagem
através da informação prévia com (demonstração ou instrução verbal) e prática
(física ou mental). É possível que as informações abstraídas através da demonstração
e instrução verbal para essa tarefa terem sido similares, justificando o mesmo processo
de aprendizagem dos grupos.

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