Informação Visual e Controlo Postural Durante a Execução da Pirouette no Ballet

Por: Marcela de Castro Ferracioli, Renata Alvares Denardi e Sérgio Tosi Rodrigues.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.8 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Um aspecto fundamental do sistema visual que subsidia a aquisição de informação relevante para o controle postural de bailarinas, o movimento dos olhos e da cabeça, foi investigado durante a execução da pirouette, um giro do ballet clássico. Oito bailarinas experientes foram analisadas com (olhos abertos normalmente) e sem (olhos vendados) informação visual disponível, com o objetivo de (i) testar a hipótese de associação entre maior duração da fixação do olhar antes do início do giro e melhor performance motora, (ii) averiguar a validade de dicas dos instrutores de ballet sobre como “marcar a cabeça”, e (iii) verificar o efeito da disponibilidade de informação visual no controle postural das bailarinas. Os resultados não corroboraram a hipótese de alta correlação negativa entre duração da fixação inicial e instabilidade postural, mas revelaram longos períodos de fixação antes do giro e reduzidas oscilações corporais. A indisponibilidade de informação visual deteriorou significativamente a estabilidade postural. Um nítido sequenciamento dos giros do tronco, cabeça e olhar foi observado, mostrando a pertinência das dicas dos instrutores de ballet.

Endereço: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-05232008000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.