Informações Sobre Tdah Entre os Professores de Educação Física de Altamira/pa.

Por: Dener José Buchinger Beltrame, José Robertto Zaffalon Júnior, Leiliane Pereira Limana e Tássia ívylla Oliveira de Sousa.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.16 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se socialmente pela desatenção, agitação e impulsividade constantes, e nesse contexto, a educação física escolar surge como uma possibilidade educacional capaz de desenvolver habilidades comprometidas em função do TDAH. O presente trabalho buscou analisar as informações sobre TDAH presentes entre os profissionais de Educação Física de Altamira-PA. É resultado de um estudo de campo com abordagem qualitativa, participaram 12 professores de Educação Física que atuam nas séries finais do ensino fundamental em escolas públicas. Os dados foram coletados por um questionário composto de 11 questões da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA, 2014). As respostas foram analisadas conforme a análise ídeocentral (TEIXEIRA, s/d) e comparadas com o gabarito. Foram obtidas 132 respostas e categorizadas em: 35 contemplaram, possuindo na sua ideia central, informações corretas sobre o que lhes foi perguntado; 36 contemplaram parcialmente; 20 foram respostas erradas; 11 estavam em branco e 30 respostas foram relatos da falta de informações sobre o assunto. Tal falta de informações remete à necessidade do aprofundamento acerca do tema, uma vez que é fundamental compreender as peculiaridades deste transtorno e consecutivamente lidar de maneira adequada, cabendo ao professor de Educação Física auxiliar tanto na difusão de informações sobre o referido transtorno, como contribuir para a inclusão e o desenvolvimento das crianças com TDAH, o que torna essa pesquisa um precedente para novos estudos sobre o tema que sejam capazes de promover mudanças no contexto educacional, social, familiar e até mesmo no futuro dessas crianças.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1318

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.