Informática na Educação: Vantagens e Empecilhos

Por: Cristine Isabel Simão e Mariná Holzmann Ribas.

Olhar de Professor - v.10 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Adentramos o século XXI com a certeza de que o conhecimento será a principal fonte de riqueza do homem, cercada pelas altas tecnologias de informação e comunicação. Não poderíamos deixar de dizer que as tecnologias, dentre elas o computador, chegaram à educação, mesmo que ainda de forma suave. O presente trabalho relata uma investigação sobre as vantagens e os empecilhos do uso do computador na educação, verificando que, apesar de a jornada da informática na educação não ser insipiente, há muito que fazer. O trabalho nos aponta outro viés pelo qual a informática na educação deverá ter suas atenções redobradas, que é a formação do professor, uma formação que precisa despontar para novos caminhos de uso pedagógico do computador, num processo de mudanças de paradigmas, rompendo barreiras. As experiências realizadas e relatadas pelos professores neste trabalho nos dão a esperança de que os diferentes usos do computador na educação possam vir a ser uma ferramenta poderosa à disposição dos professores, porque as vantagens do seu uso são imensas. As experiências se mostram favoráveis, mesmo diante de inúmeras dificuldades, e o desejo de mudar está dentro de cada um desses profissionais, que buscam incansavelmente novas formas de ensinar e também de aprender, dando vida à educação. Diante da realidade relatada, alguns caminhos podem ser apontados como possíveis mudanças, com a finalidade de contribuir para que a informática na educação tenha um lugar de destaque dentro das nossas escolas públicas. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Informática na educação.

Endereço: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.