Iniciação à Aprendizagem da Natação e a Coordenação Corporal de Uma Criança Deficiente Visual: Algumas Contribuições

Por: Maria Amelia Almeida e Solange Rodovalho Lima.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.29 - n.2 - 2008

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Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição das atividades de iniciação à aprendizagem da natação na coordenação corporal da criança deficiente visual. Foi realizado um delineamento experimental intra-sujeito do tipo AB. Participou do estudo uma menina cega congênita, com dez anos de idade. Para a coleta dos dados utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal - KTK (KIPHARD; SCHILLING, 1976) e folha de registro para avaliar os comportamentos motores na água. Durante a intervenção aplicou-se estratégias para o ensino-aprendizagem do nado crawl, totalizando 24 aulas, com três sessões semanais de cinqüenta minutos cada. Os resultados apontam avanços nos comportamentos motores, no equilíbrio dinâmico e na velocidade ao saltar.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/118

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