Iniciação Esportiva Ao Tênis de Campo: Um Retrato do Programa Play And Stay à Luz da Pedagogia do Esporte

Por: , Cesar Kist, Debora Navarro Rocha Cortela, Juan Pedro Fuentes e Layla Maria Campos Aburachid.

Conexões - v.10 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo procurou através de uma revisão de literatura ampliar os debates sobre a iniciação esportiva ao tênis de campo, contribuindo desta forma para a modificação do cenário atual de ensino da modalidade no Brasil baseado nas metodologias tecnicistas. Para isto, foram apresentados e discutidos, a luz da pedagogia do esporte, os pressupostos teóricos utilizados pelo programa Play and Stay, adotado pela Confederação Brasileira de Tênis como modelo ideal para a iniciação esportiva desta modalidade. A utilização do jogo como elemento central no processo de ensino e aprendizagem, as adaptações nos materiais e o papel central desempenhado pelo aluno permitem a utilização desta metodologia tanto com crianças como para adultos. Após a revisão, verificou-se que o programa em questão apresentou-se como uma ótima alternativa, uma vez que, demonstrou estar em conformidade com as metodologias contemporâneas de ensino dos jogos esportivos como os modelos TGFU e SE.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/777

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.