Iniciação Esportiva: Diálogos Possíveis Entre a Objetividade da Análise Biomecânica e a Subjetividade da Qualidade de Vida

Por: Gustavo Celestino Martins.

71 páginas. 2011 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Com a preocupação dos pais em relação a Qualidade de Vida (QV) de seus filhos, estes, muitas vezes, são colocadas em programas de iniciação esportiva, com o objetivo de promover sua qualidade de vida (QL) e otimizar do processo de desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi comparar a Qualidade de Vida de crianças que participam de uma escolinha de iniciação esportiva de basquetebol, com crianças de uma escola pública que não participa de projetos de iniciação esportiva, através de variáveis perceptivas (QV) e objetivas (biomecânica). Participaram desse estudo 46 crianças de 9 a 12 anos de idade, do gênero masculino, com idade média de 10,41 (± 1,08) anos, sendo 25 alunos da rede estadual de ensinoparticipantes das aulas de educação física e 21 alunos participantes de programa de iniciação esportiva. Estudo quali-quantitativo de caráter transversal, que utilizou dados objetivos através de análise cinemática e cinética de um salto vertical em uma plataforma de força, medidas antropométricas e a flexibilidade através do uso do banco de Wells; os dados subjetivos foram obtidos com o questionário AUQUEI. Com os resultados pode-se verificar que ambos os grupos estão com uma QV satisfatória, porém os alunos do clube estão melhores na percepção de QV com uma pontuação de 54,24 (± 5,60), enquanto os alunos da escola tiveram uma pontuação de 52,88 (± 6,02). Já nos dados biomecânicos, os alunos do clube também tiveram resultados melhores que os da escola, na força média de impulso vertical os alunos do clube obtiveram média de 71,86 (± 16,78)kgf, e os da escola 59,53(±9,47) kgf; isso pode ser devido ao fato dos mesmos serem de uma faixa etária maior, e de fazerem parte de um programa de iniciação esportiva. A flexibilidade foi o único parâmetro onde os alunos da escola (0,26m ± 0,06) apresentaram pontuação maior que os do clube (0,23m ± 0,06), fator este que pode estar relacionado com a idade.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.