Resumo

A capacidade tática nos desportos coletivos baseia-se na relação com os conhecimentos que o praticante possui através das suas experiências anteriores, devendo a escola disponibilizá-los de forma a promover a formação geral dos alunos. O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos no conhecimento tático processual (PTK) de alunos da formação esportiva geral após um programa de ensino híbrido. Participaram 40 estudantes (20 do grupo experimental-GE e 20 do grupo controle-GC) com idade entre 8 e 10 anos (7,85 ± 0,48), de ambos os sexos. A prova PTK: Orientação Esportiva foi aplicada para avaliar o PTK antes e após 17 sessões de aulas escolares com um programa de ensino híbrido que utilizou conteúdos das propostas metodológicas da Iniciação Desportiva Universal (USI) e da Escola de Bola (BS). A intervenção no GE provocou melhora significativa no PTK dos alunos para as ações de ataque e defesa com mãos e pés quando comparado ao GC com grande tamanho de efeito. Conclui-se que a utilização deste programa de ensino híbrido (USI + BS) aplicado nas aulas de educação física foi capaz de melhorar o CPT dos alunos.

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