Iniciação à Produção de Conhecimento em Lazer/recreação no âmbito da Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Por: Maurício Roberto da Silva.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o processo de iniciação à pesquisa em Lazer/Recreação durante os semestres 94.1 e 94.2 no Centro de Desportos da UFSC. Neste sentido a produção do conhecimento em questão, foi construída com base na pesquisa exploratória, através de anteprojetos de pesquisa, apresentando-se como uma importante contribuição para o entendimento do currículo ampliado (Varjal, 1993), envolvendo ao mesmo tempo pesquisa e extensão. Deste modo a disciplina "Pesquisa", bem como, recreação, teoria e prática pedagógica do esporte e outras, são concebidas enquanto "eixos norteadores do currículo e não apenas disciplinas isoladas da totalidade do currículo da formação de professores de Educação Física"(Taffarel, 1993). Os resultados desta experiência de iniciação à pesquisa, ou seja, os textos produzidos neste processo, deverão ser publicados sob a forma de caderno técnico de Lazer/Recreação com o objetivo de incentivar a pesquisa no âmbito da graduação (Demo, Fazenda, Lüdke e André, Severino, Gamboa, Neto, Votre, Silva, Ferreira, Carmo, Taffarel, Tani e outros). 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.