Início das Atividades do Pibid Educação Física na E. M. Professora Ivonete Maciel: Relato de Experiência

Por: , Jean Lucardh de Carvalho Soares e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Para melhor entendermos o momento em que a Educação Física escolar vem passando e mudando cada vez mais suas abordagens de ensino, é preciso entender que historicamente a educação física era fortemente associada a instituições militares e classe médica. Esse vinculo foi determinante no que diz respeito a forma de ser ensinada a educação física escolar. Pois muitos dos professores, ainda hoje, tem uma abordagem de ensino com foco esportivos, aptidão física, com um estilo de ensino mais tradicional por comando. Como consequência existe uma serie de fatores problemáticos no campo de trabalho escolar. Um forte exemplo disso é a exclusão que torna com alunos menos habilidosos, mais fracos, mais baixos. Por tanto, esse cenário vem mudando continuamente, professores que tiveram uma formação mais critica, ou que tem uma formação continuada, assim preocupados com a formação critica do aluno, enquanto ser social e intelectual através de uma abordagem de ensino aberto, critica. Portanto as abordagens críticas atuais sugerem práticas que incluam habilidosos e não habilidosos, gordos e magros, fortes e fracos, altos e baixos, tornando-os semelhantes e ambos importantes nas atividades, promovendo a cooperatividade além de levantar e por em ação questões como respeito ao próximo e outros valores essenciais a formação social e capacidade critica do aluno, favorecendo ao seu processo de aprendizagem.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5737

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.