Resumo


O objetivo do estudo foi o de conhecer as inovações pedagógicas no ensino da Luta, a partir da análise da prática pedagógica dos professores da ESEF/UPE. Metodologicamente, privilegiamos as contribuições da abordagem qualitativa de pesquisa, tomando por base o método etnográfico. Os instrumentos da pesquisa para a coleta dos dados foram subsidiados pela ficha de observação e pelo diário de campo. Os resultados destacam o diálogo, a problematização, a historicidade, a ludicidade, a produção escrita, a pesquisa bibliográfica e de campo como categoria inovadora na prática desses professores. Concluímos que o ensino dos professores dessa escola apresenta inovações pedagógicas, diante de algumas características: organização e estruturação do plano de curso, a partir do diálogo e confronto com as experiências dos professores-alunos; discussão sobre o contexto histórico das Lutas como possibilidades de tematizá-las na Educação Física escolar; Reflexão um repensar o ensino desse conteúdo em escolas de formação de professores de Educação Física, a partir de uma concepção crítica e dialética; encaminhamentos didático-avaliativos construídos no processo de discussão entre professores e alunos.