Inquérito Alimentar de Remadores Militares Competitivos

Por: Dalila Ribeiro Galdino Medeiros da Silva, Elga Batista da Silva, Fabiane Toste Cardoso e Gisele Gonçalves de Souza.

Corpus Et Scientia - v.8 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O remo é uma modalidade esportiva que demanda intensogasto energético, sendo considerada predominantementeaeróbica. Portanto, as necessidades nutricionais de remadorescompetitivos são comprovadamente aumentadas. O presentetrabalho teve por objetivo avaliar o consumo alimentar usualde atletas militares do remo, considerando como critério osgrupos alimentares. Para tanto, foi empregado um questionáriode frequência alimentar elaborado a partir de adaptaçõesda literatura pertinente ao tema. Tal questionário apresentaperguntas fechadas que possibilitaram a obtenção de dadosreferentes aos hábitos alimentares (qualitativo e quantitativo)dos remadores. Os resultados demonstraram que o consumode alimentos fonte de carboidratos apresentou pouca variação,prevalecendo poucos tipos de alimentos consumidos com maiorfrequência. O consumo de legumes, verduras e frutas encontraseabaixo do recomendado. Os resultados sugerem também queo consumo de carnes, ovos e peixes está acima do recomendado,indicando uma alimentação hiperprotéica por parte significativados entrevistados. O consumo de leite, açúcares e doces, feijãoe margarina apresentam-se, em sua maioria, dentro do sugerido.Destaca-se a importância do acompanhamento nutricional paratais indivíduos, com vistas a melhorar as escolhas alimentares,objetivando um desempenho ótimo dos atletas estudados.

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/86/54

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.