Insatisfação com a Imagem Corporal em Adolescentes de Uma Cidade de Pequeno Porte: Associação com Sexo, Idade e Zona de Domicílio.

Por: Adelson Fernandes da Silva, , Diego Augusto Santos Silva, e Yara Lucy Fidelix.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.13 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Nas últimas décadas, prevalências elevadas de insatisfação com a imagem corporal em adolescentes têm sido observadas. O presente estudo teve por objetivo verificar a associação entre a insatisfação com a imagem corporal e os fatores demográficos em adolescentes. A amostra foi composta por 405 escolares (247 domiciliados na área urbana e 158 na rural), de ambos os sexos, de 14 a 17 anos, do ensino público de um município de pequeno porte. As variáveis demográficas analisadas foram  sexo (masculino, feminino),  idade (14-15 anos, 16-17 anos) e  área de domicílio (urbana, rural). A percepção da imagem corporal foi avaliada por meio da escala de silhuetas corporais. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 56,5%. Tanto os escolares do sexo feminino (26,5%) quanto o masculino (39,5%) desejam apresentar uma maior silhueta corporal. Observou-se associação do sexo com a insatisfação da imagem corporal, revelando que os rapazes apresentaram uma probabilidade 1,24 (IC95%: 1,05-1,47) vezes maior de insatisfação com a imagem corporal que as moças. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal é elevada, mesmo em adolescentes residentes em municípios de pequeno porte, sendo mais evidente no sexo masculino. Recomenda-se que profissionais da área da saúde e educação atentem para a importância de incentivar os jovens a conhecerem melhor a si mesmos e ao seu corpo e a refletirem sobre os padrões corporais atuais.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2011v13n3p202

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.