Insatisfação Corporal Associada a Indicadores Antropométricos em Adolescentes de Uma Cidade com índice de Desenvolvimento Humano Médio a Baixo

Por: Adelson Fernandes da Silva, , Diego Augusto Santos Silva e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.33 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou verificar a associação da insatisfação corporal com indicadores antropométricos em adolescentes. Participaram do estudo 402 adolescentes (14-17 anos) de Januária-MG. As variáveis coletadas foram: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (tríceps, subescapular) e imagem corporal. O IMC e o somatório de duas dobras cutâneas (S2DC) foram utilizados como indicadores antropométricos. A insatisfação com a imagem corporal foi de 56,7%. Observou-se associação da insatisfação corporal com S2DC apenas nos rapazes, revelando que àqueles com adiposidade baixa e elevada apresentam, respectivamente, uma probabilidade 26% e 33% maior de insatisfação corporal. Conclui-se que a insatisfação corporal é elevada em adolescentes. Além disso, o S2DC se associou a insatisfação corporal no sexo masculino.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/869/685

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.