Insatisfação Corporal de Adolescentes Atletas e Não Atletas de Ginástica Artística

Por: Clara Mockdece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Maria Elisa Caputo Ferreira, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Sebastião Sousa Almeida.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.18 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

A avaliação de fatores psicológicos pode auxiliar na prevenção de transtornos alimentares em atletas. Objetivou-se verificar possíveis relações entre a insatisfação corporal e influência da mídia, perfeccionismo, estado de humor e comportamento de risco para transtorno alimentar, bem como comparar as variáveis de estudo entre praticantes de ginástica artística de base e de alto rendimento e não atletas. Participaram da pesquisa 413 adolescentes de ambos os sexos (atletas de alto rendimento e de base e não atletas), com idade entre 10 e 18 (média de 12,86±1,80) anos. Foram aplicados: BSQ, EAT-26, SATAQ-3, MPS e BRUMS para avaliar insatisfação corporal, comportamento de risco para transtorno alimentar, influência midiática, perfeccionismo e estado de humor, respectivamente. Foram coletados dados antropométricos para estimar o Índice de Massa Corporal (IMC) e o Percentual de Gordura (%G). Foram realizadas análises estatísticas descritivas, comparativas e correlacionais. Somente o EAT-26 influenciou o BSQ nos três grupos avaliados. Em não atletas, IMC, BRUMS e SATAQ-3 acrescentaram explicação ao modelo. Para os atletas de base, %G, influência da mídia e estado de humor também foram preditores para a insatisfação corporal. Os atletas de alto rendimento tiveram menores valores de IMC e %G do que os demais. Os não atletas apresentaram menores escores para o perfeccionismo, enquanto os atletas de base menores pontuações para o estado de humor. Conclui-se que o comportamento de risco para transtorno alimentar é o fator que se relaciona mais fortemente com a insatisfação corporal em atletas de base, de alto rendimento e em não atletas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n1p82

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.