Insatisfação Corporal e Estado Nutricional em Atletas de Karatê

Por: Juliana Filgueiras, Leonardo de Sousa Fortes, Maria Elisa Caputo Ferreira, Maria Fernanda Laus e Sebastião Sousa Almeida.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.14 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a insatisfação corporal, associando-a ao estado nutricional em atletas de karatê de diferentes faixas etárias. Foram recrutados para a amostra 58 atletas de ambos os sexos com idades entre 10 e 53 anos. Avaliou-se a insatisfação corporal através do Body Shape Questionnaire (BSQ). Todas as análises foram realizadas através do software SPSS 17.0 for Windows, com nível de significância estatística de 5%. Os resultados não mostraram diferenças nas médias do BSQ entre os grupos. A insatisfação com a imagem corporal indicou associação com o estado nutricional apenas no grupo adolescente (p<0,01). Concluiu-se que os atletas apresentaram baixos riscos de transtornos mentais e que o estado nutricional esteve relacionado com a insatisfação corporal apenas nos adolescentes.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4231

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.