Insatisfação Corporal, Grau de Comprometimento Psicológico Ao Exercício e Características Morfológicas de Atletas Adolescentes Competitivos

Por: Ana Carolina Soares Amaral, Leonardo de Sousa Fortes, Maria Elisa Caputo Ferreira e Valter Paulo Neves Miranda.

Pensar a Prática - v.15 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a insatisfação corporal de atletas de natação e futsal e relacioná-la com variáveis antropométricas e o grau de dedicação psicológica ao exercício. Foram avaliados 58 atletas do sexo masculino. Aplicaram-se o Body Shape Questionnaire (BSQ) e a Escala de Dedicação ao Exercício(EDE) com intuito de verificar a insatisfação corporal e o grau de dedicação psicológica ao exercício, respectivamente. Utilizou-se o software SPSS 17.0 aplicando-se os testes estatísticos Kolmogorov Smirnov, correlação de Pearson e Qui-quadrado. Houve diferença significativa (p< 0,05) de insatisfação corporal entre atletas de futsal e nadadores, o que não identificou-se para as pontuações da EDE. Somente no grupo natação encontrou-se associação significativa (x2 = 12,5; p<0,05) entre o estado nutricional e a insatisfação corporal. Concluiu-se que atletas de natação são mais insatisfeitos com seus corpos em relação aos de futsal.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/13260/11216

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.