Resumo

Considerar a Educação Física como um componente curricular que participa na execução de um planejamento de ensino de uma escola representa, no cotidiano escolar, inúmeras possibilidades, pois são muitas as variáveis que caracterizam esse componente nas escolas. Entre e ssas variáveis, incluem-se aí as idiossincrasias do professor que organiza a Educação Física, as condições de materiais e infra-estrutura, os arranjos de espaço e de tempo, as condições sociais imediatas que cercam a escola, as práticas concretizadas nos espaços-tempos aulas de Educação Física, que inscrevem, no chão da escola, uma história particular desse componente, a qual compõe a história , a trajetória da própria escola que abriga essas aulas. Este texto está enriquecido dessas inquietações, uma vez que apresenta o resultado de uma pesquisa mobilizada para identificar algumas variáveis sobre a inserção da Educação Física em duas escolas de Ensino Fundamental. Foi esta a principal questão orientadora da pesquisa: Como a Educação Física, por meio da prática de dois professores, tem sido inserida em duas escolas distintas? Várias outras questões derivadas surgiram a partir dessa questão, todas elas relacionadas às áreas de estudo: Currículo, Cultura escolar e Cotidiano. Essas distintas áreas foram abordadas na busca pela compreensão da inserção da Educação Física em duas escolas, sendo essa inserção tomada como a criação, no currículo em ação (SACRISTÁN, 2000), de culturas de Educação Física. Nesse sentido, este trabalho situa a prática pedagógica dos Professores J e M: a inserção da Educação Física segundo as lógicas internas da prática do Professor J, identificada como a criação de uma cultura integrativa da Educação Física com a escola, e a inserção da Educação Física segundo as lógicas da prática do Professor M, identificada como a criação de uma cultura não-prevista de Educação Física.

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