Instrumento Psicométrico Para Avaliação de Qualidade de Vida em Adultos: Escala de Qualidade de Vida (eqv)

Por: Iama Marta de Araújo Soares.

77 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

Nas últimas décadas, o conceito de qualidade de vida tem emergido como um fator de destaque nas investigações relacionadas à saúde. Por este motivo, para melhor conhecer e comparar o estado de saúde das populações e delinear programas de intervenção, têm surgido diversos instrumentos que se propõem a avaliar o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, a maioria destes questionários não está validada às diferentes culturas. Além disso, o Brasil dispõe de poucos indicadores sobre a prevalência e a inter-relação de fatores comportamentais de risco à saúde, reforçando a necessidade de melhor mensurar a qualidade de vida da população brasileira. Neste sentido, este estudo teve por objetivo geral elaborar uma escala psicométrica para avaliação de qualidade de vida em adultos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde para a construção da escala Psicométrica para Avaliação de Qualidade de Vida (EQV) foram considerados três domínios: a) domínio psicológico; b) domínio sócio-econômico-cultural e c) domínio físico. Inicialmente foi elaborada uma escala de 05 pontos, composta por 68 itens, aplicada a 675 sujeitos adultos, sendo 63% do sexo feminino, 68,6% solteiros, com faixa etária média de 26,5 anos (DP = 6,68), com nível de escolaridade igualou superior ao nível médio incompleto, residentes no Distrito Federal. Foram descartados os instrumentos que continham respostas duplas ou itens em aberto (n = 124), resultando em uma amostra final de 551 respondentes. A partir da análise estatística, o modelo foi redesenhado, surgindo um novo instrumento, com 23 itens. Nesta última versão, optou-se pela exclusão do fator religiosidade (Fator 3), devido à sua baixa consistência interna (0,71). As questões referentes à aplicação de um instrumento de qualidade de vida, ainda merecem estudos complementares, especialmente devido à estrutura multidimensional deste construto e subjetividade do tema, mas apesar das limitações encontradas, a partir da metodologia utilizada para o desenvolvimento do instrumento e cuidadosa análise estatística (compatível com as recomendações atuais para o processo de construção de um instrumento psicométrico) pode-se afirmar que a EQV representa um importante passo no estudo da qualidade de vida. Em conclusão, o presente trabalho iniciou o processo de validação de um modelo de escala psicométrica totalmente brasileiro, com o intuito de melhor se especificar ou compreender a relação dos sujeitos com situações cotidianas, auxiliando na manutenção e melhoria do estado vital "Saúde".

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1085&listaDetalhes%5B%5D=1085&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.